quinta-feira, 13 de março de 2008

Escola assina acordo para formação


Texto de Artur Ledesma
25 - 01 - 2008

O Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto assinou terça-feira com o Centro de Formação Profissional de Leiria um acordo da colaboração para o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências ao nível do ensino secundário.
“Dar um novo impulso às perspectivas das pessoas”, disse o governador civil de Leiria, José Miguel Medeiros, que presidiu à assinatura do protocolo entre as duas entidades na EB 2,3 de São Marinho do Porto.
Segundo José Miguel Medeiros, o acordo de colaboração vai certificar os formandos com o 12º ano e “insere-se no espírito do programa Novas Oportunidades” e na “cooperação de várias entidades”. Conta com o financiamento da União Europeia e a certificação de dois ministérios: da Educação e do Trabalho e Solidariedade Social.
“Pensar no futuro sem esquecer aqueles que no passado não tiveram as mesmas oportunidades”, acrescentou o governador civil, a propósito desta iniciativa, concluindo que “os resultados só serão visíveis dentro de alguns anos”.
Para a directora do Centro de Formação Profissional de Leiria, Ana Elisa Santos, trata-se de “uma aposta que exige uma mobilização alargada da sociedade” e a participação “especial de todas as entidades para a qualificação dos seus colaboradores”.
A assinatura do protocolo - o primeiro a ser feito no concelho de Alcobaça para o 12º ano - é, segundo a presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas de São Martinho, Fernanda Beirão, mais uma iniciativa nas apostas daquele estabelecimento de ensino em matéria de educação, que vem juntar-se a um Curso de Educação e Formação na vertente da restauração, com equivalência ao 9º ano.
Um milhão de activos até 2010 é o objectivo da rede de centros Novas Oportunidades em matéria de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

Sem comentários: